A Câmara de Beja exige que o novo Governo tome “medidas rápidas” quer permitam a recuperação do pavimento da Estrada Nacional (EN) 121/ IP 8, no troço que abrange o concelho de Beja. A reivindicação foi apresentada em carta enviada pela autarquia ao ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, no passado dia 28 de Outubro, primeiro dia útil de funções do novo Governo.
De acordo com a autarquia bejense, os 12,6 quilómetros da EN 121 que se situam no concelho de Beja “apresentam deformações e fendilhamentos avançados, apresentando o troço fissuras ramificadas e formações de rodeiras bem como alguns destacamentos de blocos”.
Nesse sentido, a Câmara de Beja entende “que uma intervenção de melhoramento profundo nesta via, principal de acesso a Lisboa e ao distrito de Setúbal, não pode esperar pela nova estrada, em perfil de auto-estrada sem portagens, prevista no PNI 2030 e que estará concluída até 2028, segundo calendarização apresentada”.
Na mesma missiva, a autarquia pediu também “que se encontre desde já uma solução para uma variante a Beringel”, uma vez que o atravessamento de dezenas de viaturas de grande tonelagem pela vila “coloca em sério risco a segurança da população e dos demais automobilistas que circulam nos 0,6 quilómetros dessa estreita via”.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde