Câmara de Beja é a mais “transparente” do distrito

Câmara de Beja é a mais

A Câmara de Beja é a autarquia do distrito com a melhor classificação no Índice de Transparência Municipal (ITM), revelado sexta-feira, 7 de Novembro, em Lisboa.
De acordo com o estudo da Associação Cívica Transparência e Integridade (ACTI), a autarquia da capital do distrito, apesar de ter piorado o seu desempenho, é aquela que na região apresenta a melhor classificação no ITM.
O “pódio” completa-se com os municípios de Odemira (segundo lugar) e Almodôvar (em terceiro).
Seguem-se Alvito (4º), Serpa (5º), Ourique (6º), Ferreira do Alentejo (7º), Moura (8º), Aljustrel (9º), Castro Verde (10º), Cuba (11º), Vidigueira (12º), Barrancos (13º) e Mértola (14º).
Comparativamente com o último ano de 2013, e se considerarmos a classificação dos 308 municípios do país, somente cinco municípios do distrito de Beja asseguram uma evolução positiva, melhorando o seu lugar neste ranking: Almodôvar, Alvito, Serpa, Ferreira do Alentejo e Cuba.
Refira-se que o ITM, liderado pela Câmara de Alfândega da Fé, afere o grau de transparência de cada câmara municipal em função de um trabalho de análise do seu site na Internet.
Nessa análise são considerados o volume e a informação prestada aos munícipes sobre a estrutura da autarquia, o seu funcionamento e actos de gestão, entre outros tópicos.
Segundo uma fonte da Associação Cívica Transparência e Integridade, “áreas de elevado risco de corrupção, como a contratação pública e o urbanismo, suscitam uma particular atenção dos autores” do índice agora divulgado.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima