Câmara de Beja apresenta Centro de Arqueologia e Artes

Câmara de Beja apresenta

A Câmara de Beja apresenta esta sexta-feira, 15, às 19h00, na biblioteca municipal, o projecto do Centro de Arqueologia e Artes, que ficará situado na Praça da República.
Fonte municipal explica ao “CA” que a ideia resulta da reformulação do projecto do edifício sustentável para os serviços da Câmara Municipal, estando previsto que acolha a colecção de Jorge Vieira e um centro de arqueologia das “cidades” de Beja.
“Pretende-se que este projecto possa ser atractivo turisticamente e que garanta dinâmica cultural e patrimonial da cidade”, acrescenta a mesma fonte.
O futuro Centro de Arqueologia e Artes de Beja ocupará um conjunto de edifícios situados na Praça da República, que envolvem um logradouro interior onde têm sido escavados e postos a descoberto os vestígios do antigo fórum romano de Beja (Pax Julia).
O centro englobará o museu dedicado à obra do escultor Jorge Vieira, enquanto que os achados arqueológicos que ocupam a totalidade do logradouro entram parcialmente para o interior de um dos edifícios a reabilitar.
Todo piso térreo com frente para a Praça da República será dedicado a gabinetes de trabalho e ateliers dedicados à arqueologia, enquanto que num volume novo, situado no lado oposto a este conjunto, na rua da Moeda, serão localizadas áreas de tratamento, depósito e exposição de espólio arqueológico recolhido no local.
Com entrada pela rua da Moeda, e situado no primeiro andar dos edifícios antigos, será instalado o Museu Jorge Vieira, com espaços dedicados à exposição da sua obra e de obras da sua colecção particular, incluindo todas as áreas de apoio e de um centro de documentação.
No último piso do centro de Arqueologia e Artes funcionará um espaço dedicado a serviços educativos. E ligando os dois edifícios antigos ao novo existirá uma sala polivalente, com amplo contacto visual sobre as estruturas antigas postas a descoberto.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima