Revitalizar o comércio local e estimular hábitos de consumo no comércio a retalho do concelho são as metas da iniciativa “O Meu Natal é no Comércio Tradicional”, promovida pela Câmara de Almodôvar.
Segundo o presidente da autarquia, António Bota, o objetivo da campanha passa pela “revitalização do comércio local e estimulação de hábitos de consumo local, com especial enfoque no comércio a retalho, nomeadamente lojas e restauração”.
No âmbito da iniciativa, terão lugar sorteios de Natal são destinados a todos os consumidores que efetuem compras no comércio tradicional ou consumam nos cafés, pastelarias e restauração do concelho entre os dias 20 de novembro e 6 de janeiro.
Em comunicado, a Câmara de Almodôvar explica que os clientes que efetuem compras em qualquer loja aderente “terão direito a um cupão por cada 20 euros em compras e assim sucessivamente por cada múltiplo de vinte euros, o qual deverá ser devidamente carimbado pelo comerciante”.
Já os clientes que realizem consumos na restauração local “terão direito a um cupão por cada dez euros de consumo, e assim sucessivamente por cada múltiplo de dez euros, o qual deverá ser devidamente carimbado pelo estabelecimento”.
Depois, serão sorteados prémios todas as semanas, sendo que no caso dos cupões entregues no comércio local serão atribuídos prémios de 200 euros (1º prémio) e de 100 euros (do 2º ao 10º prémio).
Para os cupões entregues aos clientes da restauração, serão sorteados todas as semanas 15 prémios, no calor de 30 euros cada.
A iniciativa da Câmara de Almodôvar inclui igualmente o concurso “O Natal é na minha Montra!”, em que irá premiar as montras mais votadas e, consequentemente, os proprietários dos estabelecimentos locais.
“A Câmara de Almodôvar pretende impulsionar o envolvimento de todo o comércio local e de rua, dinamizar e revitalizar o comércio, através das manifestações artísticas e do estímulo do espírito criativo”, justifica António Bota.
De acordo com a autarquia, “as montras a concurso devem apresentar alegoria que se enquadre com a época natalícia, com decoração alusiva a esta quadra e estarem devidamente iluminadas e poderem ser vistas pelo público durante o horário de funcionamento”.
Neste concurso, o vencedor receberá um “cheque-prenda” de 300 euros para usufruir em estabelecimento aderentes no comércio local ou estabelecimentos turísticos do concelho.
O segundo e terceiro prémios serão “cheques-prendas” no valor de 150 e 75 euros, respetivamente.
A par desta campanha, e à semelhança dos anos anteriores, a Câmara de Almodôvar vai voltar a disponibilizar aos seus funcionários vouchers no valor de 75 euros, “para serem consumidos nas lojas aderentes do concelho”.
Em simultâneo, “quem tiver filhos até aos 12 anos, recebe ainda um voucher adicional no valor de 30 euros”.
“Esta é mais uma forma de estimular o nosso comércio e a nossa economia, pois o dinheiro empregue fica a circular no concelho”, conclui António Bota.