Lançado há poucas semanas pela Câmara Municipal local, o novo Programa de Apoio ao Tecido Empresarial do Concelho de Almodôvar (PATECA) já aprovou apoios na ordem dos 55 mil euros. Os números são adiantados pelo presidente da autarquia, que em declarações ao “CA” faz um balanço positivo da iniciativa.
“De uma maneira geral, sentimos que é um contributo enorme para todos aqueles que com esta crise sofreram algumas consequências financeiras”, frisa o edil. “De facto, sentimos orgulho por a Câmara de Almodôvar poder contribuir para a mitigação desta crise económico-social provocada pela Covid, pelo menos no tecido empresarial do concelho”, acrescenta António Bota.
O PATECA tem uma dotação de 250 mil euros para apoio a fundo perdido às empresas locais, mas segundo António Bota o apoio da Câmara de Almodôvar à economia local neste tempo de pandemia não se fica por este programa.
“Já implementámos algumas ideias até agora, nomeadamente o não pagamento de água até aos quatro metros cúbicos, a autorização aos cafés e restaurantes para o aumento de esplanadas, e alguns apoios no sentido de fazer chegar equipamentos de protecção individual aos comerciantes”, revela.
A par disto, continua o autarca almodovarense, está previsto um novo programa de apoio ao comércio local, através de vouchers, “para que as pessoas gastem no comércio local”. “Queremos que os nossos comerciantes se sintam não só protegidos pela autarquia local, mas também que sintam vontade e motivação de continuar a trabalhar e fazer parte do micro-empreendedorismo do concelho”, justifica António Bota.
Os efeitos e as implicações da pandemia no dia-a-dia têm sido um grande desafio, assume o presidente da Câmara de Almodôvar.
“A vida de um autarca nestes dois meses não é nada que esteja escrito ou que seja comparável com nenhuma situação anterior. É uma situação completamente anómala e que nos deixou a todos um bocadinho incrédulos”, afiança António Bota ao “CA”, considerando que este “tem sido um desafio novo para todo o concelho, para todo o país e para todo o mundo”.
Ainda assim, refere Bota, “o executivo municipal e os colaboradores da Câmara de Almodôvar têm tido a capacidade de executar medidas, apoios e acções no sentido de mitigar os impactos e minimizar as probabilidades da propagação da pandemia”.
“Sentimos que estamos a fazer o que era necessário ser feito. Todas as medidas foram tomadas com consciência e todas voltaria a ser tomadas por mim, caso houvesse essa necessidade”, conclui o edil almodovarense.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde