A Câmara de Aljustrel abre nesta quarta-feira, 2, as inscrições para a atribuição de talhões nas hortas comunitárias criadas no Bairro de Val d’Oca, no âmbito do projecto de requalificação do antigo Campo das Minas.
Segundo a autarquia, podem candidatar-se a utilizador das hortas comunitárias qualquer munícipe que seja residente no concelho de Aljustrel, tendo preferência os moradores do bairro de Vale d’Oca.
A mesma fonte acrescenta que os utilizadores seleccionados “terão ao dispôr um terreno cultivável para a prática de agricultura biológica, que se encontra ainda equipado com um abrigo de madeira, sendo a utilização gratuita, com excepção do consumo de água”.
A Câmara de Aljustrel explica que a criação das hortas comunitárias visa fomentar “a prática da horticultura biológica sustentável”, “promover uma alimentação saudável com produtos biológicos”, “sensibilizar a população para o respeito e defesa do ambiente”, “valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e manutenção do mesmo”, “promover actividades ambientais para as famílias”, “potenciar a utilização da compostagem” e “sensibilizar para as questões dos resíduos”.
“Com a criação destas hortas pretende-se ainda tornar este espaço mais apelativo do ponto de vista ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no Bairro de Vale d’Oca e fomentando também uma componente sócio-cultural e de estreitamento de relações entre vizinhança”, conclui a autarquia mineira.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde