Câmara de Alcácer do Sal com orçamento de 20 milhões

Câmara de Alcácer do Sal

O orçamento para este ano da Câmara de Alcácer do Sal é de 20 milhões de euros, menos cerca de 1,4 milhões do que em 2013, reflectindo “os cortes e dificuldades” financeiras dos municípios.
O Orçamento e as Grandes Opções do Plano já foram aprovados pela Assembleia Municipal alcacerense, por maioria, com os votos a favor da CDU, que agora lidera o Município, e oito abstenções dos eleitos do PS.
Contactada pela Agência Lusa, fonte do Município explica que o orçamento para este ano é de 20 milhões de euros, enquanto o do ano passado rondou os “21,4 milhões de euros”.
“Os documentos previsionais” da autarquia “reflectem de forma bem vincada os cortes e dificuldades que se voltaram a abater sobre os municípios”, argumentaram os eleitos da CDU na Assembleia Municipal, na declaração de voto apresentada na reunião.
Para este ano, referiram, estima-se “uma redução nas transferências para os municípios na ordem dos 7,3%”, o que, em Alcácer do Sal, se vai reflectir num “corte de 250 mil euros”.
“A este corte, teremos que juntar o valor extraordinariamente elevado de encargos com a Segurança Social, bem como os encargos assumidos e não liquidados no anterior mandato de gestão do PS”, acrescentaram.
Entre os exemplos dados, a bancada da CDU aludiu ao projecto "RUAS", no âmbito da regeneração urbana e com “conclusão prevista para Fevereiro de 2013”, o que, se tivesse sido cumprido, não implicaria “uma sobrecarga no Plano Plurianual de Investimentos na ordem de 1,5 milhões de euros”.
Assumindo que este orçamento traduz uma “ruptura radical face às políticas do passado recente”, a CDU enumerou vários investimentos que pretende realizar e que considera “estratégicos”.
A melhoria das instalações municipais da Zona Industrial e Logística (ZIL), devido ao “lamentável estado de degradação a que as mesmas chegaram”, é uma dessas opções.
Outros dos principais investimentos vão ser a reparação de equipamentos e viaturas, a aquisição de novas viaturas de transporte colectivo e o início das obras do Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer do Sal.
O executivo pretende ainda investir no Parque de Feiras e Exposições, criar um Gabinete de Protecção Civil Municipal e concluir o novo quartel dos bombeiros voluntários da sede de concelho, entre outras obras.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima