Calor. Distrito de Beja em “Situação de Alerta” até segunda-feira

O distrito de Beja está entre os 14 distritos do continente em “Situação de Alerta”, devido à previsão de calor para os próximos dias, “que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural”.

A declaração foi emitida pelos ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Ambiente e da Ação Climática e da Agricultura e entra em vigor às 12h00 desta sexta-feira, 13, prolongando-se até às 23h59 de segunda-feira, 16 de agosto.

Fonte governamental adianta ao “CA” que a declaração “surge na sequência da determinação, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), do Estado de Alerta Especial de Nível Laranja”, abrangendo os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

A mesma fonte acrescenta que esta declaração “decorre da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio previsto pelo IPMA na maioria dos concelhos do continente nos próximos dias”.

Nesse sentido, durante o período em que vigorar a declaração serão implementadas algumas “medidas de caráter excecional”, nomeadamente a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem, ou a proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração.

É igualmente proibida a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais, e a realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

Nestes dias haverá também uma proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas nos distritos onde tenha sido declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Laranja pela ANEPC.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima