Borregos do Baixo Alentejo exportados para Israel

Borregos do Baixo Alentejo

Cerca de 500 borregos de produtores do Baixo Alentejo foram exportados vivos para Israel, numa operação inédita que teve lugar esta quarta-feira, 13 de Abril, no Porto de Setúbal.
O embarque dos animais, propriedade das empresas Carlos Alves e Hélder Alves – Agro-Pecuária Lda. (Ourique) e Raporal, foi acompanhado no local pelo deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, e pelo secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, surgindo depois de um complexo processo negocial de desburocratização dos mecanismos e de cumprimento das regras impostas por Israel para a exportação de animais vivos.
“É inequívoca a importância do momento para a agricultura do Baixo Alentejo e de Portugal, na medida em que se trata de mais um mercado à disposição da produção nacional numa altura em que Portugal está a consolidar o esforço de aumento das exportações para países terceiros”, sublinha ao “CA” o deputado do PS.
De acordo com Pedro do Carmo, a abertura deste novo mercado “é mais um passo positivo para a economia regional, traduzindo-se num importante estímulo para os produtores locais”.
No próximo mês de Maio deverá partir novo carregamento de 5.000 ovinos para Israel, mercado que pode vir a importar entre 40 e 50 mil ovinos por ano, havendo a possibilidade de complementar o uso da via marítima com a utilização do transporte aéreo para exportação de animais vivos.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima