Ao longo de três dias, o borrego vai “reinar” em Castro Verde! O festival “Sabores do Borrego” está de regresso neste fim-de-semana, 1 a 3 de abril, ao Largo da Feira, num evento que pretende valorizar um “produto de excelência do Campo Branco”, assim como “afirmar” o mundo rural.
“Este é um festival para celebrar a vida no campo e tudo o que a está associado a essa vida”, dando “continuidade a uma ação e trabalho de grande de valorização e promoção da ruralidade, da agricultura e dos agricultores”, revela ao “CA” António José Brito, presidente da Câmara de Castro Verde, uma das entidades organizadoras do evento.
Ao lado da autarquia na organização do evento estão a Associação de Agricultores do Campo Branco e o Agrupamento de Produtores Pecuários “Carnes do Campo Branco”, tendo o festival o patrocínio da Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar.
Neste regresso em 2022, o certame manterá a “tendência de expansão” das duas edições anteriores, com o aumento do número de expositores, de 20 para 46, e uma aposta estratégica “em novas atividades em torno das temáticas da agricultura e da pecuária”.
São Brás de Alportel, no Algarve, será o município convidado no festival, cujo programa pretende reforçar “a identidade local através da dinamização de um conjunto diversificado de iniciativas”, com concertos, palestras, tasquinhas, showcookings, oficinas e diversões infantis.
O festival “Sabores do Borrego 2022” é inaugurado pelas 18h00 de sexta-feira, 1, mas duas horas antes tem lugar a palestra “Desafios da agropecuária extensiva do Campo Branco no contexto de seca e alterações climáticas”, com a presença de João Tiago Carapau e do deputado Pedro do Carmo, presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura.
Neste primeiro dia de feira estão ainda previstas as atuações dos grupos “Pardais à Solta” (19h30) e “Os Ganhões de Castro Verde” (21h00). Às 21h30 arranca o baile com Emanuel Martins & Tânia, sendo que pelas 22h30 sobe ao palco a popular Rosinha.
No sábado, 2, o dia começa com um “Mercadinho” na Praça da República, com animação musical a cargo do grupo “Toques do Alentejo” (9h00), seguindo-se uma demonstração prática de ecografias em pequenos ruminantes (10h30), um workshop sobre “Reprodução em pequenos ruminantes” (11h30) e a palestra “Exportação de ovinos para países terceiros”.
Para as 13h00 está previsto um almoço-convívio com pastores no recinto da feira e depois, durante a tarde, tem lugar uma oficina de artesanato ao vivo (14h30), uma demonstração de tosquia de ovinos (15h00), a atuação dos grupos “As Ceifeiras de Entradas” e “Calma e Vento Sul” (a partir das 15h00), um showcooking com o chef Bruno Oliveira (16h30) e o espetáculo das “Sevilhanas Rocieras de Alcochete” (17h30).
À noite, pelas 21h30, arranca o baile com a dupla Rui Soares & Lau e, pelas 22h30, tem lugar um concerto com João Pedro Pais.
O festival “Sabores do Borrego 2022” termina no domingo, 3, dia em que o programa abre às 10h30 com um workshop de cães de pastoreio, a que se segue uma demonstração de cães da mesma raça (11h30) e a animação musical de Tiago Rodrigues e Beatriz Rosa.
Durante a tarde, tem lugar nova oficina de tecelagem e artesanato (14h30), a atuação dos grupos “Os Ceifeiros de Cuba” e “AllCante” (a partir das 15h00), um showcooking com a chef Saudade Campião (16h30) e um espetáculo do Rancho Típico Sambrasense (17h30).
Para as 18h30 está agendada a presença em palco do grupo “Beira Serra” e, a fechar o festival, o concerto do “Beh Trio” (21h30).