Bombeira de Castro Verde é campeã regional de pesca

Bombeira de Castro Verde

Rita Colaço, 28 anos, é a nova campeã regional de pesca ao achigã de margem, depois de em 2012 já ter arrecadado o título de maior exemplar – feito que repetiu este ano.
A jovem de Castro Verde, onde é bombeira, começou a pescar há cinco anos por influência do namorado e hoje é uma verdadeira apaixonada pela modalidade, integrando a equipa da Associação de Moradores do Bairro dos Bombeiros (AMBB).
Desde então Rita Colaço participa nos campeonatos regionais, onde a presença de participantes do sexo feminino é “coisa rara”.
“Neste campeonato fomos duas participantes, eu e a Manuela Raposo, de Beja”, conta ao “CA”, confessando que ainda que não entende o porquê de não haver mais mulheres na modalidade.
“Não sei se elas pesam que é um desporto só para homens… Mas não é! É uma prova em que todas as mulheres que gostem podem participar”, diz.
Mas se a pesca desportiva é um desporto com poucas mulheres, agora também vai perdendo cada vez mais homens e a falta de apoios não tem ajudado.
“Temos vindo a perder elementos e a equipa da AMBB está a ficar desfalcada”, revela com alguma tristeza.
Ainda assim, a actual campeã garante que tanto ela como os colegas de equipa vão fazer de tudo para manter esta equipa, pelo menos, nas competições regionais, uma vez que devido aos custos as participações em campeonatos nacionais são agora menos frequentes.
No Baixo Alentejo as competições de pesca realizam-se na barragem do Roxo (Ervidel), do Facho (Vila Nova de São Bento), e do Monte da Rocha (Panóias).
Além do campeonato regional, a equipa da Associação dos Moradores do Bairro dos Bombeiros organiza também convívios entre as diferentes esquipas da região.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima