Duas espécies de formigas citadas pela primeira vez em Portugal foram encontradas na área do Baixo Alentejo por uma bolseira do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
Trata-se das espécies de formigas Strongylognathus caeciliae (Forel, 1897) e Temnothorax tyndalei (Forel, 1909), precisa o IPBeja em comunicado.
Segundo o IPBeja, a descoberta foi efectuada por Cláudia da Silva Gonçalves, no âmbito da investigação para a sua dissertação sobre o "Efeito do sistema de cultivo de olivais do Baixo Alentejo nas comunidades de formigas" realizada na Escola Superior Agrária de Beja (ESAB).
Através da investigação, Cláudia da Silva Gonçalves, ex-aluna do curso de mestrado em Agronomia e actual bolseira de investigação de um projeto da ESAB, estudou o efeito dos sistemas de cultivo em oito olivais do Baixo Alentejo nas comunidades de formigas, quatro biológicos (dois de regadio e dois de sequeiro) e outros tantos não-biológicos (dois intensivos e dois super-intensivos).
Entre Maio de 2011 e Dezembro de 2012, a investigadora, com recurso a dois métodos de amostragem distintos, ou seja, técnica das pancadas e armadilhas de queda, capturou 42.864 formigas, pertencentes a 16 géneros e 34 espécies.
Entre as formigas capturadas, das quais 20.564 estavam nos olivais de regadio, 9.618 nos de sequeiro, 8.441 nos intensivos e 4.241 nos super-intensivos, foram encontradas as duas espécies "citadas pela primeira vez em Portugal Continental".
Segundo o IPBeja, a descoberta "fez com que a check-list de formigas em Portugal Continental alcança-se as 126 espécies".
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde