As alcôncoras, um bolo tradicional da aldeia de Amoreiras-Gare, foram candidatadas pela Câmara de Odemira ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, na categoria de “Biscoitos e Bolos Secos”.
A candidatura resulta de uma parceria entre a Câmara de Odemira, a Associação de Desenvolvimento Local de Amoreiras-Gare (ADA) e a Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, visando “promover este doce regional e o território onde é confeccionado”, assim como “contribuir para um processo que conduza ao registo desta receita antiga”.
Segundo a autarquia odemirense, a produção de alcôncoras “ganhou escala regional de forma sustentada, contribuindo para a dinamização da economia local”, sendo que ao longo deste caminho “soube preservar a sua qualidade inicial e é hoje um bolo muito requisitado e representativo do concelho de Odemira”.
Recorde-se que esta será a quinta participação do Município de Odemira nas “7 Maravilhas de Portugal”, depois das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” (finalista em 2010), “Melhores Praias de Portugal” (duplamente vencedor em 2012), “Aldeias de Portugal” (finalista) e “Maravilhas à Mesa” (finalista).
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde