Boda régia vai ser recriada em Marvão e Valência de Alcântara

Boda régia vai ser recriada em

A evocação da Boda Régia entre o rei de Portugal, D. Manuel I, e a infanta Isabel, está marcada para o próximo fim-de-semana em Valência de Alcântara (Espanha), no âmbito de um festival transfronteiriço.
A recriação histórica é promovida pelo Município de Marvão, no distrito de Portalegre, e pelo Ayuntamiento vizinho de Valência de Alcântara, na província espanhola de Cáceres.
Segundo os promotores, a iniciativa tem como ponto alto a evocação de um facto histórico, o casamento real celebrado na vila de Valência de Alcântara, em 1497, entre a infanta D. Isabel, filha dos reis católicos, e o rei de Portugal, D. Manuel I, "O Venturoso".
No âmbito do "X Festival Transfronteiriço Boda Régia", que começou no último fim-de-semana em Marvão, as duas localidades recriam a vida daquela época, tendo como cenário as actividades de sábado e domingo, dias 2 e 3 de Agosto, a localidades espanhola.
O ponto alto do evento decorre no domingo, 3, às 21h15, em Valência de Alcântara, com a representação teatral da Boda Regia, que este ano conta com um texto renovado por Simón Ferrero e Javier Uriarte.
O espectáculo vai ter como palco o adro da igreja de Rocamador, templo onde se celebrou o histórico matrimónio.
No sábado, 2, em Valência de Alcântara, a partir das 11h00, começa a "Vida Quotidiana" no século XV, através da demonstração de antigos ofícios, mercado e tabernas medievais, assim como animação de rua.
O programa do evento, na localidade espanhola, inclui, ainda, durante esta semana, exposições conferências, um mercado de artesanato, jogos tradicionais, o festival "EntreCulturas", teatro e concertos de música medieval e de música do renascimento.
Representações históricas, com visitas guiadas ao património cultural, recriações alusivas à temática do evento, gastronomia e um jantar medieval são outras iniciativas dos festejos, que encerram com fogo-de-artifício.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima