Bispo de Beja confirma ter pedido substituição devido a problemas de saúde “há 4 ou 5 anos”

Bispo D. João Marcos 1

O bispo de Beja, João Marcos, confirma ter pedido ao Papa Francisco, há “quatro ou cinco anos”, a sua substituição à frente da diocese, alegando na altura “problemas de saúde”.

Em declarações ao “CA”, o prelado revela que o pedido feito ao Vaticano surgiu quando teve um acidente vascular cerebral (AVC), “há uns ‘anitos’, quatro ou cinco”.

“Na altura disseram-me que aguentasse mais um bocadinho, que ainda era cedo [para abdicar], e foi só isso”, acrescenta.

O bispo de Beja diz ainda que, desde então, nunca mais fez nenhum pedido do género ao Papa Francisco, apesar das recentes polémicas após declarações suas sobre os dados revelados pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica.

“Foi nessa altura e ficou por aí”, assume.

João Marcos fará 75 anos a 17 de agosto do próximo ano, altura em que conta deixar a liderança da Diocese de Beja, a segunda maior do país em área territorial.

“No próximo ano farei 75 [anos] e provavelmente, quase de certeza, penso que sairei nessa altura”, diz.

Ordenado bispo coadjutor de Beja a 10 de outubro de 2014, João Marcos substituiu no cargo António Vitalino Dantas, atual bispo emérito de Beja, a 3 de novembro de 2016.

Natural da Guarda, José João dos Santos Marcos frequentou os seminários do Patriarcado de Lisboa, na década de 60 e 70 do século passado, sendo ordenado sacerdote a 23 de junho de 1974.

Além do curso teológico no Instituto Superior de Estudos Teológicos do Patriarcado, frequentou também o curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Antes de assumir funções na diocese de Beja, João Marcos desempenhava os cargos de diretor espiritual dos seminários Maior de Cristo-Rei e Redemptoris Mater, ambos no Patriarcado de Lisboa.

Opinião

Carlos Pinto

19 de Julho, 2024

O futuro da somincor

Vitor Encarnação

19 de Julho, 2024

Subir uma montanha

Carlos Pinto

5 de Julho, 2024

O salário dos políticos

Napoleão Mira

5 de Julho, 2024

Avô Montes

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima