Bispo de Beja anuncia nomeações de clero para o novo ano pastoral

Bispo de Beja anuncia nomeações de clero para o novo ano pastoral

O novo ano pastoral 2011-2012 vai trazer algumas novidades para comunidade católica no Baixo Alentejo, a começar pela nomeação de novos párocos em sete das 136 paróquias da Diocese de Beja, a segunda maior do país em área, abrangendo todo o distrito de Beja e alguns concelhos de Setúbal.
“Tendo reunido com todos os órgãos colegiais e dialogado com vários serviços e membros do clero da nossa Diocese de Beja, chego ao final desta ‘maratona’ com a ideia clara de que a messe é grande e os trabalhadores são poucos”, afirma o bispo de Beja no sítio da diocese da Internet, justificando as mudanças operadas com a “sobrecarga de alguns” dos pároco.
São “as nomeações possíveis nesta altura, esperando, ao longo do ano, encontrar mais colaboradores para a diocese”, acrescenta D. António Vitalino Dantas.
A margem esquerda é onde se farão sentir mais as alterações decididas pelo prelado, com o padre Isidro Pedro, já com 72 anos, a ficar apenas com a paróquia de Barrancos.
Por sua vez, as comunidades católicas de Amareleja, Póvoa de São Miguel e Estrela, até aqui da sua responsabilidade, serão confiadas ao padre Erbério Jonas Salença, um sacerdote da diocese moçambicana de Quelimane, que veio fazer um ano sabático no Baixo Alentejo.
Ainda perto das margens do Guadiana, mas em Mértola, o padre Ricardo Meira, também com 72 anos, será substituído pelo padre João Inácio Mónico, que será nomeado <i>in solidum</i> (moderador) com o padre António de Sousa, que já presta serviço em nove paróquias do concelho de Mértola.
A comunidade de Santiago do Cacém também vai sofrer mudanças, com a transferência do padre Gonçalo Fernandes, 37 anos, e a chegada dos padres José Nóbrega e Agostinho de Sousa.
Este último será o coordenador das Missões da Congregação em Portugal, enquanto que o padre Pedro Guimarães, de apenas 30 anos, será o coordenador e manterá a responsabilidade de ser o capelão no Hospital do Litoral Alentejano.
Finalmente, os candidatos ao diaconado Paulo Godinho e José Bravo – cuja ordenação está prevista para o dia 23 de Outubro em Moura – farão o seu “estágio” em Moura e Grândola, respectivamente.
O primeiro será igualmente conselheiro espiritual do Seminário de Beja e o segundo assistente religioso na cadeia de Pinheiro da Cruz.

<b>MAIS INFORMAÇÕES NA EDIÇÃO DE 29 DE JULHO DO "CORREIO ALENTEJO", AMANHÃ NAS BANCAS</b>

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima