O bispo co-adjutor de Beja apresenta esta quarta-feira, 23 de Março, à tarde, no Seminário Diocesano de Beja, o seu novo livro de pinturas, intitulado Imagens da Fé.
A obra reúne nas suas páginas algumas das pinturas que D. João Marcos tem espalhadas por vários espaços de culto das dioceses de Lisboa e de Setúbal.
“Não são propriamente ilustrações de passagens evangélicas: são imagens querigmáticas, anunciadoras do Mistério de Cristo e da Igreja. Porque condensam a catequese e nos ajudam a ver os mistérios não apenas como ideias e conceitos mas como acontecimentos salvíficos, poderão ser instrumentos que Deus use para chegar ao coração e à vida de muitas pessoas”, revela o clérigo.
A obra tem o selo da editora Paulus e conta com prefácio de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca.
No seu texto, D. Manuel Clemente congratula-se com a edição das imagens e textos de D. João Marcos, a quem sempre reconheceu talento para dar “expressão à glória da Cruz, onde rebrilha o Evangelho autêntico”.
Para o cardeal-patriarca de Lisboa, as pinturas de D. João Marcos “são arte que não distrai”, mas sim que leva “muito além”. “Faz-nos ‘ver’, e por isso evangeliza”, refere.
D. João Marcos nasceu a 17 de Agosto de 1949 em Monte Perobolso, concelho de Almeida (Guarda). Mais velho, frequentou os seminários do Patriarcado de Lisboa e foi ordenado presbítero pelo cardeal-patriarca D. António Ribeiro, na Sé de Lisboa, a 23 de Junho de 1974.
Em 2004 foi nomeado cónego da Sé Patriarcal por D. José Policarpo e a 10 de Outubro de 2014 bispo-coadjutor de Beja pelo Papa Francisco.
Além da formação reológica, D. João Marcos é igualmente formado em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, sendo várias obras suas podem encontrar-se em capelas e igrejas.
