A proximidade com os clientes e a aposta contínua na inovação e em novos produtos tem permitido à empresa Biquímicos, com sede em Aljustrel, consolidar o seu crescimento.
Por isso mesmo, a firma fundada e gerida por Jorge Lopes deve ter superado os dois milhões de euros de volume de negócios em 2013, mais 20% que no ano anterior.
“Tal como nos anos anteriores, em 2013 inovámos e crescemos”, conta ao “CA” o empresário de 35 anos, dando como exemplo de inovação a criação de uma marca própria de azeite, que tem cativado bastantes clientes.
Com 37 funcionários e 32 viaturas a palmilhar diariamente milhares de quilómetros nas estradas do sul do país, o sucesso da Biquímicos assenta, na opinião de Jorge Lopes, numa fórmula bastante simples.
“Deve-se à equipa de trabalho ter força de vontade, de trabalharmos lado-a-lado, e de algumas gamas e alguns produtos terem entrado em stock. Porque um dos nossos segredos é ir arranjando sempre algo de novo para fazer face àquilo que se vai deixando de vender”, explica.
Actualmente, a venda de produtos domésticos para retalho (mini-mercados e restauração) representa cerca de 50% do negócio global da Biquímicos.
A outra metade está relacionada com a comercialização de produtos de higiene e limpeza industrial.
“Os produtos de limpeza industrial continuam a ser importantes no negócio da empresa, porque a Biquímicos também alargou horizontes e já tem uma filial no Algarve, na zona de Boliqueime, onde tem muitos clientes. Estamos a crescer a olhos vistos no Algarve. E futuramente teremos também uma filial em Lisboa, onde já temos dois vendedores. Mas se tudo correr como até agora, em 2014 vamos ter uma filial em Lisboa”, conta Jorge Lopes.
