Biblioteca de Ourique integra rede da Unesco

Biblioteca de Ourique

A Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique, acaba de aderir à rede nacional e internacional de bibliotecas associadas da UNESCO, através do projecto “Biblioteca fora de portas: uma biblioteca para todos”.
De acordo com a autarquia, a biblioteca ouriquense é a quinta do Baixo Alentejo a fazer parte desta organização, que conta com mais de 500 bibliotecas associadas em todo o Mundo e tem como objectivo principal “a promoção da leitura e do livro como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do saber, do entendimento e da cooperação internacional”.
A adesão a esta rede tem por base o projecto “Biblioteca fora de portas”, criado com o objectivo de chegar mais próximo de todos aqueles que não podem ou não tem oportunidade de se deslocar às instalações da Biblioteca Municipal.
“Trata-se de um serviço de promoção do livro e da leitura em meio rural que uma vez por mês leva a cada uma das freguesias do concelho uma selecção de livros para empréstimo domiciliário. Para além do serviço de empréstimo, este projecto reveste-se de uma componente de mediação leitora junto da população sénior dos lares e centros das respectivas freguesias”, explica fonte municipal.
“O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural”, sublinha ao “CA” o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

OP de Odemira com 51 propostas em 2021

Um total de 51 propostas de investimento público foram apresentadas pela população do concelho de Odemira no âmbito do processo do “Orçamento Participativo” (OP) de

Role para cima