Biblioteca de Odemira recebe exposição e apresentação de livro

Biblioteca de Odemira recebe

A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, recebe neste sábado, 28 de Outubro, durante a tarde, a inauguração de uma exposição de fotografias e a apresentação de um livro.
A exposição de fotografia “Festas e Romarias do Concelho” é inaugurada às 16h00, apresentando os melhores trabalhos participantes no IX Concurso Nacional de Fotografia, promovido pela Câmara de Odemira e pela associação Sopa dos Artistas.
Durante a cerimónia serão entregues os prémios aos três primeiros classificados do concurso. O vencedor é Luís Silva, de Castro Verde, (recebe 500 euros), enquanto o segundo classificado é Pedro Nunes, de São Teotónio (250 euros). João Coutinho, de Rio de Mouro, foi terceiro (125 euros). Será ainda entregue uma Menção Honrosa a Ana Águas, da Zambujeira do Mar.
Também durante a tarde será apresentado na Biblioteca de Odemira o novo livro de Francisco do Ó Pacheco, O despontar do elefante com pés de barro, numa iniciativa da autarquia em parceria com a ASSESTA-Associação de Escritores do Alentejo.
O livro conta a história do povo de Cineto, no Litoral Alentejano, desde 1968 até 1974, época em que se registaram vários conflitos, tanto políticos como económicos. “O livro é sobretudo um retrato histórico e social do período. Sendo ficção, é na sua historicidade que se encontra a maior riqueza, ao acompanhar cronologicamente os acontecimentos da altura, sempre com a preocupação de o fazer pela perspectiva de quem trabalhava e vivia no Litoral Alentejano”, sublinha fonte municipal.
Francisco do Ó Pacheco tem 70 anos e foi presidente da Câmara de Sines entre 1976 e 1997, assim como presidente da Assembleia Municipal de Sines de 1998 a 2009. Colaborador da imprensa regional, foi ainda director do “Diário do Alentejo”. Na sua obra literária contam-se três livros de poesia, três de crónicas e quatro romances.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima