Biblioteca de Beja festeja 20 anos

Biblioteca de Beja

A Biblioteca Municipal de Beja promove esta terça-feira, 30, várias actividades para assinalar o 20º aniversário da sua integração na rede nacional de bibliotecas públicas.
“Queremos comemorar este dia com todos aqueles que cresceram connosco e com os quais também crescemos: os leitores, os técnicos de biblioteca, os escritores, os autores e os mediadores de leitura”, adianta ao “CA” da Biblioteca Municipal José Saramago, que acrescenta: “Os leitores são a nossa razão de existir, os escritores e os autores são os que nos dão matéria para trabalhar no longo caminho da promoção da leitura e os mediadores de leitura os que partilham connosco este caminho, reinventando novas formas de construir leitores”.
As comemorações arrancam às 10h00 com visitas guiadas às exposições “Rapa, Tira, Põe e Deixa”, de Susa Monteiro, e “Uma Mala, Mil Leituras”, de Jorge Pereira, iniciativas que se repetem às 11h00 e 14h30.
Paralelamente, ao longo de todo o dia os bejenses terão oportunidade de conhecer “por dentro” a Biblioteca Andarilha, carrinha que percorre as paragens de leitura nas freguesias rurais do concelho de Beja e que vai estar estacionada no passeio em frente à Biblioteca Municipal.
A partir das 16h30 realiza-se a recolha “Arquivo de Gestos Emocionais”, um projecto de António Portillo e às 18h00 tem lugar a sessão “Os livros também são para comer”, seguida do espectáculo “Poesia à La Carte”, com a Andante – Associação Artística (18h30), e do cante de parabéns à biblioteca bejense pelo Coro de Câmara da cidade (19h00).
Mais à noite, a partir das 21h00, decorre o debate “Uma biblioteca também se discute ou afinal para que servem as bibliotecas?”, moderado por Filipe Leal e onde intervirão António Carlos Cortez (da revista “Rodapé”), Pedro Albuquerque (poeta), Carreira Marques (antigo presidente da Câmara de Beja), Fernando Pinto Amaral (comissário do Plano Nacional de Leitura) e Constantino Piçarra (professor e director da Biblioteca Municipal de Almodôvar).
Os festejos do 20º aniversário da entrada da Biblioteca Municipal José Saramago na rede nacional de bibliotecas públicas termina às 22h30, com a tertúlia “O quê? Para quem? para quê?”, moderada pela jornalista Ana Sousa Dias.
À conversa estarão os escritores Afonso Cruz, Teolinda Gersão e Mário de Carvalho, numa sessão que terá ainda a participação especial dos poetas Martinho Marques, António Carlos Cortez e Rita Taborda Duarte e do contador de histórias Jorge Serafim.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima