O grupo bejense Bandidos do Cante venceu neste sábado, 7, 60ª edição do Festival da Canção e vai representar Portugal no Festival da Eurovisão, em maio, na cidade de Viena, capital da Áustria.
O coletivo alentejano, formado por Miguel Costa, Duarte Farias, Francisco Raposo, Luís Aleixo e Francisco Pestana, foi o grande vencedor da noite com a canção “Rosa”, que foi a preferida do público e a segunda mais votada pelos júris regionais.
“Sair vitorioso do Festival é o nosso maior orgulho, é algo para contar aos nossos filhos e aos nossos netos”, disse Francisco Pestana após o festival.
A carreira dos Bandidos do Cante é curta, mas já conta com uma nomeação nos PLAY – Prémios da Música Portuguesa e dezenas de concertos em nome próprio.
Tudo começou quase por acaso, graças a “Casa”, música que os D.A.M.A. editaram no final de 2022, com a participação do também bejense Buba Espinho.
Em junho de 2023 atuaram nos coliseus com os D.A.M.A. e Buba Espinho, ainda como os Amigos do Alentejo, passando depois a adotar a designação de Bandidos do Cante.
Já este ano lançaram o seu primeiro disco, “Bairro das Flores”, que contou com a participação de António Zambujo, Jorge Benvinda, Agir, Eduardo Espinho, Jon ou Rodrigo Correia.
Foto: DR_RTP/Festival da Canção












