Beja vai receber ministros de 17 países da UE

Beja vai receber

A cidade de Beja vai receber, no próximo dia 1 de Fevereiro (sábado), a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia (EU), que juntará os primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália.
O Grupo dos Amigos da Coesão tem como objectivo “reduzir as disparidades nacionais e regionais nos países que participam no projecto europeu”, sendo que na reunião em Beja, além dos governantes, vão estar também os comissários europeus da Coesão e Reformas, a portuguesa Elisa Ferreira, e do Orçamento e Administração, o austríaco Johannes Hahn.
Sobre a mesa, apurou o “CA”, estarão temas relacionados com o próximo quadro comunitário de apoio (Horizonte 2021-2027), já sem a presença do Reino Unido na UE.
Em comunicado, o presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS já se congratulou “com a realização desta reunião internacional em Beja, em mais um sinal de compromisso com a região no sentido de valorizar o Interior e o Mundo Rural”.
“O ritmo pode não ser o que todos desejamos, mas é inquestionável existir uma renova-da abertura para os problemas e os desafios que se colocam a territórios como o nosso”, sublinha Pedro do Carmo, considerando ser “importante o simbolismo da proximidade dos líderes europeus à nossa realidade, num momento em que se debatem as perspectivas financeiras e da coesão para o próximo quadro comunitário de apoio”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima