Um total de 10 restaurantes do município de Beja vão participar, a partir deste sábado, 4, na Semana Gastronómica do Vinho, promovida pela Câmara Municipal para estimular “a atividade da restauração no concelho”.
“Os principais objetivos desta iniciativa são a promoção da qualidade e da diversidade gastronómica aliada aos vinhos do concelho enquanto produto de excelência, tão característico da gastronomia desta região”, explica o presidente da autarquia, Paulo Arsénio.
Perna de porco estufada em vinho tinto, almôndegas em molho de ervas e vinho tinto com arroz árabe, borrego à pastora em vinho branco ou vitela estufada em vinho tinto acompanhada de batata doce frita são algumas das propostas nas ementas dos 10 restaurantes aderentes à semana gastronómica, que se prolonga até dia 12.
A par destas propostas, o programa do evento conta com mais 17 atividades paralelas, entre as quais uma exposição de pintura com trabalhos de Leonel Borrela e Francisco Alvito no restaurante Espelho D’Água.
Para domingo, 5, às 8h30, está previsto o passeio “Em busca dos tarecos”, guiado pelo historiador e crítico de vinhos Manuel Baiôa, enquanto na quinta-feira, 9, a Galeria do Governador de Beja, no castelo, recebe pelas 18h00 uma “conversa à volta da mesa”, com os chefs João Engana e Ricardo Monteiro.
A 11 de novembro (sábado) está previsto, pelas 16h00, um passeio pelas “tabernas com história” no centro histórico de Beja, enquanto no dia seguinte a Herdade da Malhadinha Nova recebe, pelas 8h15, o passeio “À volta da cozinha e de vinhos”, com Rita Soares e o chef João Sousa.
Durante a Semana Gastronómica do Vinho, a Câmara de Beja vai ainda sortear 14 prémios em ‘vouchers’, num total de 1.000 euros.