Beja recebe Fórum de Exportadores da CPLP

Beja recebe Fórum de

O timorense José Ramos Horta, Nobel da Paz, vai discursar esta sexta-feira, 8, em Beja, naquele que será um dos momentos altos do III Fórum da União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A iniciativa que vai decorrer esta sexta-feira e sábado, dias 8 e 9 de Julho, no auditório do NERBE, depois de nos dois dias anteriores ter incluído acções em Almodôvar e Vidigueira.
Ser uma verdadeira plataforma de negócios e cooperação, dando apoio à actividade do empresariado lusófono, estimulando as trocas comerciais e a internacionalização são os grandes objectivos do fórum, uma organização conjunta da União de Exportadores da CPLP e da Confederação Empresarial da CPLP.
A intervenção de Ramos Horta será um dos momentos marcantes do evento, por onde também vão passar nomes como Luís Marques Mendes, Luís Amado (ambos ex-ministros e embaixadores da CPLP) ou Murade Murargy (secretário-executivo da CPLP). Ao todo, são esperados perto de 2.000 participantes vindos de todo o “universo da Lusofonia”.
“Vai ser um evento de referência mundial. Teremos cá jornalistas e personalidades dos quatro cantos do mundo. Queremos que Beja seja a cidade da CPLP durante este período”, assume o presidente da União de Exportadores da CPLP, Mário Costa.

Programa intenso
A cerimónia de abertura do III Fórum da União de Exportadores da CPLP em Beja começa às 10h30 e pelas 11h15 abrem portas as salas temáticas, dedicadas a Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Princípe, Timor-Leste e Espanha.
Em paralelo, decorre a mostra empresarial, que estará a funcionar até às 20h00.
Um dos momentos altos do dia será a conferência “CPLP – Um mundo de oportunidades” (17h00), com intervenções de João Rocha (presidente da Câmara de Beja), Mário Costa (presidente da UE da CPLP), Salimo Abdula (presidente da Confederação Empresarial da CPLP), Teresa Ribeiro (secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação), Luís Amado (ex-ministro dos Negócios Estrangeiros), Luís Marques Mendes (ex-ministro dos Assuntos Parlamentares) e Rui Nabeiro (fundador da Delta Cafés). A moderação estará a cargo do jornalista Carlos Daniel, num debate que é encerrado com a intervenção de José Ramos Horta.
Para sábado, 9, além da mostra empresarial, o programa do fórum inclui, entre outras iniciativas, duas cerimónias de assinatura de protocolos (11h30 e 16h00) e a apresentação do livro Sabores da Lusofonia, do chef Luís Simões, por José Ramos Horta. Às 19h30, as ruínas de São Cucufate (Vidigueira) recebem a Gala CPLP.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima