Espetáculos de contos, visitas guiadas, conferências e atividades para pais e filhos são algumas das iniciativas da 17.ª edição das Palavras Andarilhas, que vão transformar Beja na capital da narração oral que arranca nesta sexta-feira, 30.
Organizada pela Câmara de Beja, através da Biblioteca Municipal José Saramago, a 17ª edição da Festa da Palavra Contada – Palavras Andarilhas prolonga-se até domingo, 1, e tem como tema “A Natureza e Os Contos”, decorrendo no Jardim Público.
Para esta sexta-feira, 30, os destaque para a atuação do Grupo Coral do Estabelecimento Prisional de Beja, a conferência “Literatura e Natureza”, com vários oradores, a primeira noite de contos e o espetáculo “A Palavra em Gesto”.
No sábado, 31, realizam-se uma visita guiada sobre a avifauna do jardim, com Dinis Cortes, as conferências “A importância da natureza nos contos” e “Literatura infantil e cidadania”, a inauguração da mostra “Alice Vieira: Retratos Contados”, de Alice Vieira e Nélson Mateus (na biblioteca), noite de contos e atividades para pais e filhos.
A visita guiada “Os sentidos do jardim”, com António Bagão Félix, Ana Paula Figueira e Luís Mendonça Carvalho, é um dos destaques do programa do último dia, que oferece mais contos, uma conferência sobre “Tradição oral, memória e modernidade” e atividades para pais e filhos.
O festival inclui ainda 15 oficinas de capacitação para os interessados nas questões da mediação de leitura e da escrita, na dinamização de histórias e da leitura em voz alta e na utilização dos contos para mediar a leitura.