Beja: "Alentejo das Gastronomias" arrancou ontem e dura toda a semana

Beja: "Alentejo das Gastronomias" arrancou ontem e dura toda a semana

O produto "gastronomia e vinhos" é "estratégico" para o desenvolvimento turístico do Alentejo e atrai "mais de 15 por cento" dos turistas que visitam a região, disse o presidente da Turismo do Alentejo.
"É um produto muito importante e estratégico para o desenvolvimento do turismo no Alentejo", afirmou Ceia da Silva, à margem do segundo festival internacional "Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas", a decorrer desde segunda-feira e até domingo, 9, em Beja.
Actualmente, frisou, "mais de 15 por cento" dos turistas que visitam o Alentejo "procuram o produto gastronomia e vinho, que é uma das suas motivações fortes para visitarem o território".
Estes turistas "têm muita importância", porque são pessoas, que "gastam algum dinheiro e procuram os bons produtos da região", como vinhos, queijos, enchidos e doces.
O Alentejo "é um arco-íris de oferta" e tem vários produtos turísticos, mas o "gastronomia e vinhos" é "um produto diferenciador" e "transversal", já que "é o que mais interage com outras áreas de actividade".
O produto "gastronomia e vinhos", explicou, "não se resume só àquilo que é o turismo no sentido restrito, mas tem uma componente de valorização transversal a outras áreas", como a produção de produtos endógenos, como vinhos, enchidos, queijos e doces.
"Estes produtos podem ser projectados, do ponto de vista da comercialização, pelo produto gastronomia e vinhos", disse, referindo, por exemplo, que há turistas que acabam por ir visitar a adega onde é produzido um vinho que provaram num restaurante e do qual gostaram.
O festival internacional "Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas", promovido pela Turismo do Alentejo, "é um espaço de reflexão, de aprendizagem e de divulgação e promoção da gastronomia e dos produtos tradicionais" do Alentejo, "uma região de excelência em termos gastronómicos" e que o evento quer "associar à dieta mediterrânica", explicou.
O evento arrancou segunda-feira, 3, com uma conferência internacional, que juntou vários especialistas nacionais e estrangeiros. Nesta terça-feira, decorre o "workshop" "Dieta Mediterrânica – Património Mundial e Gastronomia do Alentejo", para profissionais da área de hotelaria e turismo. Ao longo da semana, têm sido servidos almoços e jantares com chefes conceituados em restaurantes das principais unidades hoteleiras de Beja.
A "Festa das Gastronomias Mediterrânicas", entre sexta-feira e sábado, com aulas de culinária, cozinha de degustação e acções de "showcooking", é outras das ofertas do festival, que inclui ainda a semana gastronómica das comidas de pão, a decorrer até domingo em vários restaurantes do Alentejo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima