BE Almodôvar quer oposição com mais competências

BE Almodôvar quer oposição

A candidatura do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Almodôvar defende que os vereadores da oposição na autarquia tenham mais competências do que actualmente.
De acordo com Constantino Piçarra, a lei existente “já dá poderes mais que suficientes ao presidente da Câmara” e “nada justifica que, como em Almodôvar, o presidente do Município, com base na maioria obtida, retire poderes à Câmara enquanto órgão colegial para os centrar em si e, posteriormente, distribuí-los pelos vereadores do seu partido, transformando os representantes da oposição em ‘verbos-de-encher’”.
Nesse sentido, o candidato bloquista defende o “cumprimento das competências do presidente e da Câmara, enquanto órgão colectivo, conforme a lei estipula, e não o esvaziamento dos vereadores da oposição”.
Ao mesmo tempo, a candidatura liderada por Constantino Piçarra propõe a implementação do “Orçamento Participado”, “permitindo que a população do concelho de Almodôvar decida, numa primeira fase, onde se deve gastar 15% do orçamento camarário em obra de proximidade”.
A realização de referendos locais para matérias importantes para o concelho, a criação dum fórum permanente e itinerante de discussão constituído pelos representantes das diferentes associações e instituições existentes no concelho, a realização descentralizada da Assembleia Municipal pelas freguesias do concelho e a descentralização de competências e recursos da Câmara para as juntas de freguesia são outras das propostas do BE.
Os bloquistas defendem ainda a disponibilização na Internet, com pelo menos dez dias de antecedência, de toda a documentação a ser discutida na Assembleia Municipal, a realização da “consulta pública” em todas as fases do processo de qualquer obra e não só na parte final, e a publicação dum “Guia do Munícipe” para “prestar um conjunto de informações de carácter prático aos cidadãos do concelho relacionadas com os serviços prestado pela autarquia”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima