O festival Festicante está de regresso a Aljustrel neste fim-de-semana, 15 a 17, dias em que a música e os batuques dos países africanos de língua oficial portuguesa vão estar em destaque no Parque da Vila, juntamente com o cante e as tradições do Alentejo.
Nancy Vieira, Miguel Ângelo, Batoto Yetu e o “histórico” Bonga são alguns dos artistas que este ano vão passar pelo palco do Festicante, certame organizado pela Câmara de Aljustrel que tem financiamento do Alentejo 2020 e pretende, além de promover e divulgar o cante alentejano, incentivar o diálogo intercultural através de espectáculos musicais, exposições, mostras de produtos e da gastronomia de outros povos.
O Festicante 2017, que tem entradas livres, “abre portas” às 18h00 desta sexta-feira, 15, numa sessão que contará com a presença dos grupos corais do concelho. Neste primeiro dia de festival vão ainda passar pelo palco os Adiafa (21h00) e os Yamiafrika, que têm como convidado especial o ex-Delfins Miguel Ângelo (22h30). A noite termina ao som do DJ Afomusic.
Para sábado, 16, estão previstas sessões de cante informal e demonstrações de danças africanas e danças populares do Alentejo. Pelas 17h30 vai cantar-se a moda com António Caixeiro & Amigos, seguindo-se o Grupo Coral Juvenil de Castro Verde (18h00). Às 19h00 realiza-se uma passagem de modelos infantil e de noite há mais música com o grupo Nova Aurora (21h00), a banda Angola Zone e a convidada Nancy Vieira (22h30), e o DJ Kizomba (01h00).
O Festicante 2017 termina no domingo, 17, dia em que a tarde será preenchida com mais sessões de cante informal e demonstrações de danças africanas e populares. A partir das cinco e meia da tarde os Manos Caixeiro e Buba Espinho participam num espectáculo de cante informal, a que se segue a actuação do Grupo Coral do Centro de Animação Infantil de Aljustrel (18h30). Às 19h30 canta o grupo Sopa da Pedra e às 21h00 os Maravilhas do Alentejo. E a partir das 22h00 sobe ao palco o bem conhecido Bonga!
Durante os dias do Festicante vão decorrer diversos showcookings no Parque da Vila. E no Centro d’Artes vai estar patente uma exposição com trabalhos dos artistas do Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel e do são-tomense Valdemar Dória.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde