Batalha de Ourique celebrada em Castro

Batalha de Ourique

“Um dia simbólico” que “honrou a história” do concelho: é desta forma que o presidente da Câmara Municipal faz o balanço das comemorações dos 880 anos da Batalha de Ourique em Castro Verde.
Os festejos incluíram um juramento de bandeira e uma missa campal e tiveram a presença da secretária de Estado da Defesa Nacional, sendo que no final António José Brito mostrava-se satisfeito com a iniciativa, que juntou centenas de pessoas nos seus vários momentos, desde o Jardim do Padrão ao Largo da Feira, passando pelo sítio de São Pedro das Cabeças, onde terá decorrida a batalha de D. Afonso Henriques contra os reis mouros.
“Foi realmente um momento muito simbólico. Castro Verde honrou aqui a sua história e a celebração deste dia é um momento que, creio, alegrou e honrou muito todos os castrenses”, vincou o edil.
As comemorações dos 880 anos da Batalha de Ourique em Castro Verde tiveram a presença da secretária de Estado da Defesa Nacional, que na sua alocução aos militares durante a cerimónia de juramento de bandeira destacou o trabalho do seu Ministério “no sentido da valorização da condição militar e de promover uma maior visibilidade das Forças Armadas junto da população, sublinhando o seu contributo para o país”. “Hoje, como ontem, a importância da missão dos nossos militares na construção do futuro de Portugal é incontornável”, garantiu Ana Santos Pinto.
Um dos momentos altos dos festejos foi uma missa campal, presidida pelo bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, que assim voltou a Castro Verde, onde foi pároco durante muitos anos.
“Regressar a uma terra que conhecemos tão bem, que também amamos e que trazemos no coração significa sempre uma alegria enorme e imensa. Alegria por visitarmos pessoas com quem partilhámos noutros tempos um caminho de fé e de vivência do evangelho, mas também por reencontrar lugares, símbolos e momentos importantes na nossa história de Portugal”, vincou D. Rui Valério em declarações ao “CA”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima