Batalha de Ourique celebrada em Castro

Batalha de Ourique

“Um dia simbólico” que “honrou a história” do concelho: é desta forma que o presidente da Câmara Municipal faz o balanço das comemorações dos 880 anos da Batalha de Ourique em Castro Verde.
Os festejos incluíram um juramento de bandeira e uma missa campal e tiveram a presença da secretária de Estado da Defesa Nacional, sendo que no final António José Brito mostrava-se satisfeito com a iniciativa, que juntou centenas de pessoas nos seus vários momentos, desde o Jardim do Padrão ao Largo da Feira, passando pelo sítio de São Pedro das Cabeças, onde terá decorrida a batalha de D. Afonso Henriques contra os reis mouros.
“Foi realmente um momento muito simbólico. Castro Verde honrou aqui a sua história e a celebração deste dia é um momento que, creio, alegrou e honrou muito todos os castrenses”, vincou o edil.
As comemorações dos 880 anos da Batalha de Ourique em Castro Verde tiveram a presença da secretária de Estado da Defesa Nacional, que na sua alocução aos militares durante a cerimónia de juramento de bandeira destacou o trabalho do seu Ministério “no sentido da valorização da condição militar e de promover uma maior visibilidade das Forças Armadas junto da população, sublinhando o seu contributo para o país”. “Hoje, como ontem, a importância da missão dos nossos militares na construção do futuro de Portugal é incontornável”, garantiu Ana Santos Pinto.
Um dos momentos altos dos festejos foi uma missa campal, presidida pelo bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, que assim voltou a Castro Verde, onde foi pároco durante muitos anos.
“Regressar a uma terra que conhecemos tão bem, que também amamos e que trazemos no coração significa sempre uma alegria enorme e imensa. Alegria por visitarmos pessoas com quem partilhámos noutros tempos um caminho de fé e de vivência do evangelho, mas também por reencontrar lugares, símbolos e momentos importantes na nossa história de Portugal”, vincou D. Rui Valério em declarações ao “CA”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima