A Base Aérea (BA) 11, em Beja, recebe a partir deste domingo, 2 de Maio, o exercício internacional “NATO Tiger Meet 2021” (NTM 21).
A iniciativa decorre até 14 de Maio através da Esquadra 301 – “Jaguares” e conta com a participação de oito esquadras Tiger de seis países (Portugal, Grécia, Holanda, Itália, Polónia e Suíça) e da NATO, bem como de três esquadras de voo da França e dos EUA, envolvendo um total 57 aeronaves.
Segundo fonte da Força Aérea Portuguesa, este exercício anual, criado pela NATO Tiger Association, tem como objetivo “promover a cooperação e interoperabilidade entre as forças da NATO e membros da ‘Parceria para a Paz’”.
A mesma fonte acrescenta que “esta é a quarta vez que a Força Aérea organiza o NTM depois das edições de 1987, 1996 e 2002”.
A Força Aérea sublinha ainda que, devido à Covid-19, “foram estabelecidas áreas segregadas e implementadas medidas de prevenção sob recomendação da Direção Geral da Saúde, incluindo a realização de testes antigénios semanais a todos os militares participantes”.