Base Aérea de Beja "abre portas" à população ao longo de todo o domingo

Base Aérea de Beja "abre portas" à população ao longo de todo o domingo

Se sempre sonhou subir à torre de controlo ou experimentar as sensações de conduzir um avião, marque para este domingo, 29, uma visita à Base Aérea (BA) 11, em Beja.
Tudo porque a unidade militar vai estar de portas abertas para toda a população entre as 10h00 e as 16h00, numa iniciativa integrada nas comemorações do 60º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP).
“É naturalmente um dia que nos dá muito agrado e muito importante para a Base Aérea (BA) 11. É uma oportunidade que temos de abrir as portas à população, em particular à população de Beja. E também uma oportunidade para mostrarmos as nossas missões, não só da BA11 mas também da Força Aérea de uma maneira geral”, revela ao “CA” o segundo comandante da BA 11, tenente-coronel piloto-aviador Hélder Rebelo.
O “Dia de Base Aberta” em Beja arranca às 10h00 e até às 16h00 vai estar patente uma mostra de modelismo e uma exposição estática de todas as aeronaves que actualmente são utilizadas pelas esquadras de voo da FAP, incluindo os supersónicos F-16 e Falcon ou o EH-101, bastante utilizado nas operações de socorro e salvamento.
A partir das 10h00 começam também as visitas à torre de controlo e aos bombeiros, assim como as sempre bastante concorridas sessões de baptismo de voo em simuladores de aviões Alpha-Jet.
Das 10h30 às 12h00 realizam-se os passeios em viaturas tácticas militares e às 10h45 começam as descolagens, oportunidade única para todos aqueles que estiverem munidos de máquina fotográfica poderem capturar para a posteridades as manobras no ar de aeronaves como os Alpha-Jet (utilizados para formar os pilotos das esquadras de caça), os Alouette III (que têm como missão formar pilotos para as esquadras de helicópteros) ou os possantes P-3 (muito utilizados em missões internacionais).
Às 11h00 está agendada uma exibição cinotécnica e depois de almoço o programa do “Dia de Base Aberta”, que termina às 16h00, inclui mais visitas à torre de controlo e bombeiros e baptismos em simulador de voo, assim como novas demonstrações de aeromodelismo e passeios em viaturas tácticas militares (tudo das 14h00 às 15h30).
E a partir das 14h45 recomeçam as descolagens de aeronaves.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima