Base Aérea de Beja tem novo comandante

Base Aérea de Beja

O coronel Paulo Oliveira da Costa, de 50 anos, é o novo comandante da Base Aérea (BA) 11, em Beja, tendo substituído no cargo o também coronel Fernando Lourenço da Costa.
A rendição de Comando na BA 11 foi assinalada na passada sexta-feira, 25, com uma cerimónia militar, presidida pelo chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Joaquim Borrego.
Natural de Vila do Conde, Paulo Américo Oliveira da Costa é coronel piloto-aviador da Força Aérea Portuguesa, tendo ingressado na Academia da Força Aérea em 1988, onde concluiu a licenciatura em Ciências Militares e Aeronáuticas.
Em Março de 1994 foi colocado na BA 11, desempenhando então as funções de piloto-instrutor na Esquadra 101, onde permaneceu até Outubro de 1998.Daí seguiu para a Esquadra 601, tendo obtido sucessivamente as qualificações de piloto-comandante, comandante de missão e piloto-instrutor em P-3 Orion.
De Maio de 2008 até Junho de 2011 comandou a Esquadra 601 e em 2011 comandou a Força Nacional Destacada (FND) de combate à pirataria nas costas da Somália, na denominada operação “Ocean Shield”.
Entre Julho de 2011 e Maio de 2013 integrou o gabinete do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, prestando apoio nas áreas de Defesa e Segurança. Foi membro da Comissão de Acompanhamento para a Reforma da Defesa Nacional entre Maio de 2013 e Março de 2014.
De Julho de 2014 a Julho de 2017 foi conselheiro militar junto da Representação Militar Portuguesa na NATO e no Comité Militar da União Europeia. E de Outubro de 2017 até à presente data foi chefe da Divisão de Operações do Estado-Maior da Força Aérea.
Ao longo da sua carreira, foi distinguido com vários louvores e condecorações, de onde se destacam as duas medalhas de Serviços Distintos Grau Prata, Mérito Militar de 2ª Classe, Mérito Aeronáutico de 2ª Classe e duas medalhas ao serviço da NATO.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima