Base Aérea de Beja tem novo comandante

Base Aérea de Beja

O coronel Fernando Costa assumiu o comando da Base Aérea (BA) 11, em Beja, no passada sexta-feira, 20 de Outubro, substituindo no cargo o coronel José Gaspar, adianta ao “CA” fonte da Força Aérea Portuguesa. A cerimónia de mudança de comando decorreu no dia em que a unidade assinalou o seu 53º aniversário e foi presidida pelo chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Manuel Teixeira Rolo.
Natural de Lisboa, onde nasceu há 49 anos, o coronel piloto-aviador Fernando Costa ingressou na Força Aérea em 1987 e é licenciado em Ciências Militares e Aeronáuticas, na especialidade de Piloto-Aviador, pela Academia da Força Aérea, tendo sido brevetado em Agosto de 1992, na Base Aérea 1, em Sintra.
A cidade de Beja não é para si desconhecida, uma vez que entre 2004 e 2006 desempenhou na BA 11 as funções de comandante da Esquadra 301, tendo obtido todas as qualificações em voo na aeronave Alpha-Jet.
Ao longo da sua carreira militar exerceu ainda os cargos de “Ops Defense Fighter” e “Duty Controller” no CAOC 8 em Madrid (Espanha) e de chefia no Comando Aéreo em Portugal. Antes de ser nomeado comandante da BA 11 era o responsável pela Academia da Força Aérea.
Da sua folha de serviço constam vários louvores e diversas condecorações, das quais se destacam a Medalha da Ordem Militar de Avis Grau de Comendador, duas Medalhas de Prata de Serviços Distintos, Medalha de Mérito Militar de 2ª Classe, Medalha de Cruz de São Jorge de 2ª classe, Medalha de Mérito Aeronáutico de 1ª classe e a Medalha de Prata de Comportamento Exemplar.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima