Base Aérea 11, em Beja, tem novo comandante

Ba 11 - rendição comandante 2025

O coronel piloto-aviador Monteiro da Silva é o novo comandante da Base Aérea 11 (BA 11), em Beja, sucedendo no cargo ao coronel piloto-aviador João Rosa.

A “passagem de testemunho” teve lugar na passada quinta-feira, 6, numa cerimónia que assinalou os 61 anos desta unidade e que contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general João Cartaxo Alves.

De acordo com a Força Aérea Portuguesa, em comunicado enviado ao “CA”, na cerimónia o novo comandante da BA 11 “enalteceu o empenho e espírito de camaradagem de todos os elementos da unidade, valores sobre os quais pretende continuar a elevar” a unidade “aos mais altos padrões de excelência operacional”.

Já o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea agradeceu publicamente ao comandante cessante os últimos dois anos de serviço e transmitiu ao novo comandante “a convicção em como os novos desafios serão atingidos com base nos atributos que tem vindo a mostrar ao longo da sua carreira militar”.

O novo comandante da BA 11 ingressou na Academia da Força Aérea em 1996, tendo efetuado o curso de pilotagem nesta unidade nas aeronaves TB-30 Epsilon e Alpha-Jet.

Entre 2003 e 2006 esteve colocado na Esquadra 101 – “Roncos” e, em 2007, transitou para a Esquadra 301 – “Jaguares”, na Base Aérea 5, em Monte Real, onde voou F-16, tendo assumido a função de comandante daquela esquadra em 2017.

Na cerimónia de celebração de 61 anos da BA 11 houve ainda lugar à imposição de condecorações a militares da unidade, entrega de pergaminhos comemorativos dos 25 anos de serviço na Força Aérea, homenagem aos mortos e civis e rendição dos porta-estandartes nacional e da unidade.

O coronel João Rosa foi também investido com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Prata, pelo seu desempenho enquanto comandante da BA11 nos últimos dois anos.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima