Barrancos: Ruiu uma das torres da muralha do Castelo de Noudar

Barrancos: Ruiu uma das torres da muralha do Castelo de Noudar

Uma das torres da muralha do Castelo de Noudar, situado numa herdade do concelho de Barrancos e classificado como Monumento Nacional, ruiu, disse à Lusa o presidente do município.
Segundo António Tereno, “a erosão da muralha e as fortes chuvadas das últimas semanas” terão contribuído para a derrocada da torre, que ocorreu na semana passada e “não provocou danos”.
A Câmara “vedou de imediato” a área e está a elaborar um relatório técnico da extensão da derrocada e uma estimativa dos custos da intervenção de reparação da torre, explicou o autarca.
Dado tratar-se de um Monumento Nacional, o relatório será depois enviado ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), que terá que emitir um parecer sobre a reparação da torre e ao qual a Câmara irá “pedir apoios” para a intervenção, disse António Tereno.
A torre, situada perto da entrada do castelo, propriedade da Câmara, “já tinha uma abertura, que indiciava que podia ruir”, explicou o autarca, referindo que a Câmara já tinha alertado o IGESPAR para a situação.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima