Barragem de Odivela pode necessitar de reforço para garantir rega agrícola

Barragem de Odivela pode necessitar de reforço para garantir rega agrícola

A precipitação está abaixo dos valores normais desta época, mas somente a barragem de Serra Serrada, em Bragança, e a de Odivelas, merecem mais atenção e neste caso, poderá ser necessário um reforço, adiantou esta terça-feira, 17, o presidente do INAG.
Depois de uma reunião da Comissão de Gestão das Albufeiras, Orlando Borges falou à Agência Lusa da situação nas barragens responsáveis pelo abastecimento de água, rega de culturas e produção eléctrica, salientando que só existem aqueles casos a necessitar de um acompanhamento mais próximo.
"Os valores de precipitação encontram-se abaixo dos valores normais para esta altura, em particular de Janeiro, mas no abastecimento a única questão que merece algum acompanhamento continua a ser a barragem de Serra Serrada, em Bragança", explicou o presidente do Instituto da Água (INAG).
Na agricultura, "as situações estão dentro do que são valores normais, com excepção do perímetro de regadio da barragem de Odivelas", na bacia do Guadiana, "que vai merecer a necessidade, porventura, de algum reforço", acrescentou.
Para este caso, que "tem valores muito baixos, vamos, porventura, ter de tomar a decisão de fazer o reforço dos níveis da barragem", ou seja, pode ser determinado que outras barragens libertem volumes de água para compensar, uma possibilidade em análise, especificou Orlando Borges.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima