Baixo Alentejo: Partidos preparam Autárquicas 2017

Baixo Alentejo:

Num total de 14 concelhos do distrito de Beja, o PS “está à frente” na escolha dos candidatos autárquicos, tendo já anunciado 13 nomes. O PSD tem cinco candidatos confirmados e a CDU apenas um, embora vários dos actuais presidentes devam recandidatar-se às eleições que decorrerão no dia 1 de Outubro, ou seja, daqui a seis meses.
Os comunistas são, aliás, a força com maior número de câmaras neste momento e, em muitas delas, irão surgir recandidaturas dos actuais presidentes”. É o caso de Beja (João Rocha), Alvito (António Valério), Cuba (João Português) e Serpa (Tomé Pires). Em Castro Verde “é quase certa” a recandidatura de Francisco Duarte, embora o processo esteja ainda a ser discutido internamente. No caso de Moura, a opção deverá recair sobre o actual presidente, Santiago Macias, embora não esteja inteiramente excluída a possibilidade de José Maria Pós-de-Mina voltar a concorrer.
Certo e seguro é que o PCP irá ter candidatos novos em Barrancos e na Vidigueira. Num e noutro caso, curiosamente, e contrariando o que tem sido prática dos comunistas, os actuais presidentes não deixaram o cargo a meio do mandato para “passar a pasta” às duas mulheres que neste momento assumem a vice-presidência: Isabel Sabino (Barrancos) e Helena de Aguilar (Vidigueira). Seja como for, fontes do PCP garantem que as duas irão liderar as candidaturas comunistas naqueles concelhos.
Nos restantes concelhos, tal como o “CA” adiantou há quase três meses, José Filipe Estevens é o candidato em Ourique. Em Aljustrel deverá avançar Manuel Nobre (actual líder do Sindicato dos Professores da Zona Sul) e em Mértola o nome mais apontado é o de Miguel Bento (actual vereador da Câmara que já foi candidato em 2013).
Almodôvar, Ferreira do Alentejo e Odemira serão os casos “mais atrasados” no seio do PCP, que nas próximas semanas deverá formalizar publicamente as diversas candidaturas.
No Partido Socialista o trabalho de preparação das Autárquicas está mais adiantado. Pelo menos em termos de apresentação pública dos candidatos! Neste momento, o PS já tem escolhidos 13 dos 14 candidatos e, nos próximos dias, deverá tornar público o cabeça-de-lista em Barrancos, completando o processo.
Dos seis actuais presidentes de câmara, estão anunciadas formalmente as recandidaturas de Nelson Brito (Aljustrel), António Bota (Almodôvar) e Marcelo Guerreiro (Ourique). Até ao momento, Jorge Rosa (Mértola) e José Alberto Guerreiro (Odemira) ainda não formalizaram publicamente se vão recandidatar-se, mas sabe-se que o PS decidiu há vários meses que, “querendo, os actuais presidentes” podem avançar de novo.
O único caso de um actual presidente que não volta a avançar é Aníbal Reis Costa, que está impedido legalmente de o fazer em Ferreira do Alentejo por estar a cumprir o seu terceiro mandato consecutivo. Neste caso, o candidato dos socialistas será o antigo deputado Luís Pita Ameixa, que aliás já liderou a autarquia entre 1993 e 2005.
Nos restantes concelhos, o PS avança com as candidaturas de Fernando Viola (Alvito), Paulo Arsénio (Beja), António José Brito (Castro Verde), Luís Barriga (Cuba), Álvaro Azedo (Moura), Manuel Soares (Serpa) e José Miguel Almeida (Vidigueira).
Na passada terça-feira, 21, o PSD também formalizou oficialmente os nomes de cinco candidatos a outras tantas câmaras municipais do Baixo Alentejo, tendo a principal surpresa sido a “troca” de candidato em Ourique, onde Maria Inês Guerreiro, anunciada publicamente como candidata, afinal já não avança, tendo sido confirmado o nome de António Afonso.
Nos restantes concelhos anunciados, o PSD escolheu Pinela Fernandes em Beja e, para a Câmara de Moura, avança o actual líder da Comissão Política Distrital, João Guerreiro. Em Odemira, o candidato será o empresário e líder da Concelhia, Luís Freitas, enquanto em Alvito avança Manuel Maria Barroso, que já tinha sido candidato em 2013.
Por anunciar ficam ainda mais nove concelhos, nomeadamente Almodôvar, onde o partido laranja tem aspirações para voltar à liderança da autarquia, onde aliás esteve entre 2001 e 2013.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima