Baixo Alentejo celebra a Revolução dos Cravos

Apesar da pandemia e das restrições associadas à Covid-19, são muitas as propostas organizadas pelas autarquias do distrito de Beja para assinalar, neste fim-de-semana, 24 e 25 de Abril, o 47º aniversário da Revolução dos Cravos.

Entre eventos online e outras iniciativas, o “CA” apresenta-lhe algumas sugestões:

Aljustrel

a partir das 22h30, terá lugar o espetáculo comemorativo do 25 de Abril, que contará com a atuação do grupo Nova Aurora e da banda da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense (SMIRA) e será transmitido na página de Facebook da autarquia.

É também aí que, pelas 23h45, será transmitido o discurso do presidente da Câmara Municipal, Nelson Brito, seguindo-se, às 24h00, um espetáculo pirotécnico, com lançamento de fogo-de-artifício a partir do Moinho do Maralhas.

Para domingo, 25, pelas 10h30, está prevista a sessão solene evocativa do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Aljustrel, que acontecerá presencialmente, no Parque Desportivo, mediante as regras em vigor e de acordo com um plano de contingência.

Castro Verde

Para este sábado, 24, está um mercadinho na Praça da República (a partir das 8h00) e uma oficina de postais em kirigami com Marco Taylor, pela plataforma Zoom (pelas 16h00).

Também no sábado (e domingo, 25) continua o espetáculo itinerante de Pedro Mestre & Convidados, que passará por todas as localidades do concelho.

No domingo, 25, o grande destaque da programação é a inauguração do novo Centro de Artes e da Viola Campaniça, agendada para as 11h30 e que contará com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Antes, pelas 10h00, tem lugar uma Assembleia Municipal evocativa da data e à tarde é divulgado, na página de Facebook da autarquia, do projeto “A Escola Canta a Liberdade – Cante nas Escolas”.

Beja

As comemorações do 25 de abril incluem, ao longo deste sábado, 24, a transmissão online, nas páginas do município nas redes sociais, de diversos apontamentos musicais de artistas locais. Às 24h00 é transmitido o discurso do presidente da autarquia, Paulo Arsénio.

Para a manhã de domingo, 25, o Jardim Público de Beja recebe, pelas 10h30, concertos de Luis Simenta e Nau. 

Mértola

Na página de Facebook da Câmara Municipal pode assistir neste sábado, 24, pelas 21h00, à transmissão de um concerto dedicado à Revolução dos Cravos a partir do cine-teatro Marques Duque, com Bruno Batista & Gonçalo Veríssimo e Luís Galrito & António Hilário.

Odemira

Os festejos de Abril em Odemira arrancam no sábado, 24, pelas 15h00, com a reposição,nas páginas oficiais da autarquia no Facebook e Youtube, dos concertos das bandas locais “4 Ever”, “Linhas Cruzadas”, “Zoombidos” e “Suspeitos do Costume”, gravados ao vivo em 2020.

Para a noite, a partir das 22h30, está previsto um concerto de Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés, transmitido em direto nas mesmas plataformas. E às 00h00 será transmitida a cerimónia de Hastear da Bandeira.

As comemorações de Abril em Odemira continuam no domingo, 25, pelas 10h30, com uma sessão solene da Assembleia Municipal de Odemira, também transmitida em direto na página do Facebook do Município de Odemira. Durante a sessão será atribuída a Medalha de Mérito Municipal ao jornalista Eduardo Dâmaso, natural de Odemira e atual diretor da revista “Sábado”.

Os festejos do 47º aniversário do 25 de abril continuam de tarde, a partir das 14h00, com Odemira em destaque no programa “Somos Portugal”, da TVI. E à noite tem lugar um concerto dos”Jazz e Não Só”, igualmente transmitido no Facebook e Youtube do Município.

Ourique

É transmitido neste sábado, 24, pelas 21h30, nas páginas da Câmara Municipal nas redes sociais, o concerto dos Cantadores do Alentejo dedicado às “canções de Abril”.

“Uma simples homenagem a todos os que viveram, fizeram e continuam a fazer Abril”, frisa a autarquia ouriquense.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima