Azeites de Portugal, Grécia e Espanha conquistam ouro na Ovibeja

Azeites de Portugal

Três azeites de Portugal, Grécia e Espanha vão receber as medalhas de ouro do segundo Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja, cujos prémios são entregues na segunda-feira, 30, na maior feira agro-pecuária do sul do país.
As medalhas de ouro vão ser atribuídas a azeites da Enoleia – Sociedade Agrícola (Entroncamento), da Ktimata Kyklopas (Grécia) e da Potosi 10 (Espanha), respectivamente, nas categorias de frutado maduro, frutado verde médio e frutado verde intenso.
As medalhas de prata vão todas para azeites portugueses, um da Elaia Lagar (Ferreira do Alentejo), outro da Sovena Portugal (Miraflores) e outro da Sociedade Agrícola Vale do Ouro (Ferreira do Alentejo), respectivamente, nas categorias de frutado maduro, frutado verde médio e frutado verde intenso.
As medalhas de bronze vão para azeites da Agroindustrial y Olivicola Rute del Sol (Chile) e das empresas espanholas Aroden S.A.T. e Agrícola Roda, respectivamente, nas categorias de frutado maduro, frutado verde médio e frutado verde intenso.
Os prémios, que incluem ainda menções honrosas para nove azeites, cinco espanhóis e quatro portugueses, são entregues segunda-feira às 12h00 no Pavilhão Vinhos & Azeites da Ovibeja, a decorrer até terça-feira em Beja.
Durante a feira, os visitantes vão poder provar os 18 azeites premiados pelo júri entre os 63 participantes no concurso, promovido pela ACOS – Agricultores do Sul, a organizadora da Ovibeja, e a Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal.
Segundo a ACOS, o júri do concurso "foi unânime quanto à elevada qualidade dos azeites" participantes na segunda edição do concurso, que visa "contribuir para a promoção da qualidade do azeite nacional" e "promover" além-fronteiras os azeites portugueses.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima