“Volte face” na candidatura da CDU à Câmara de Aljustrel: afinal vai ser o professor Fernando Ruas, de 48 anos, o cabeça-de-lista da coligação à autarquia nas próximas eleições Autárquicas, agendadas para o dia 26 de Setembro.
Recorde-se que, a 23 de Junho, a CDU tinha anunciado publicamente o também professor Manuel Nobre como o seu candidato ao município “mineiro”, que chegou inclusive a realizar ações de campanha nos dias seguintes.
Mas em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 15, a CDU de Aljustrel revela que, “no quadro da construção das listas para as eleições autárquicas, num vasto processo de auscultações de eleitos e apoiantes” e “avaliadas necessidades, disponibilidades e exigências colocadas à intervenção no concelho e na região”, o seu candidato à presidência da Câmara de Aljustrel é Fernando Ruas.
Professor e diretor do Agrupamento de Escolas de Aljustrel, Fernando Ruas foi eleito na Assembleia de Freguesia de Messejana entre 2005 e 2009 e depois na Assembleia Municipal de Aljustrel de 2009 a 2013.
Já Manuel Nobre será o candidato da CDU à presidência da Assembleia Municipal.
“Os candidatos agora anunciados, no quadro da ação coletiva e do projeto da CDU, são uma garantia de que em Aljustrel será assegurada uma gestão marcada pelo trabalho, honestidade e competência”, conclui o comunicado.
Esta mudança na candidatura da CDU surge depois de também o PS ter mudado seu cabeça-de-lista, com o atual vice-presidente da autarquia, Carlos Teles, a avançar depois da renúncia de Manuel Ruas, que invocou motivos pessoais.
De momento, são quatro os candidatos à Câmara de Aljustrel: Carlos Teles (PS), Fernando Ruas (CDU), Ana Morais de Almeida (PSD/CDS-PP/PPM/Aliança) e Nicholas Almeida (Chega).
A Câmara de Aljustrel é liderada desde 2009 pelo socialista Nelson Brito, que cumpre o terceiro mandato e não se pode recandidatar.