O ministro da Saúde vai visitar, no final do mês de Fevereiro, os cinco concelhos do Alentejo Litoral, no sentido de se discutido o plano de contingência para o Verão, uma vez que a elevada procura turística da sub-região leva cerca de 20 mil utentes aos seus serviços de urgência.
Esta foi uma das garantias deixadas por Adalberto Campos Fernandes durante a reunião que manteve na quarta-feira, 31 de Janeiro, com os presidentes de câmara do Alentejo Litoral, num encontro onde esteve também a secretária de Estado da Saúde, Rosa Matos.
“A reunião foi positiva, no sentido em que tivemos a possibilidade de transmitir à tutela as nossas preocupações. Mas tive a oportunidade de dizer pessoalmente ao senhor ministro que não viemos optimistas com aquilo que nos foi transmitido”, revela Vítor Proença, autarca de Alcácer do Sal e presidente da CIMAL.
No encontro dos autarcas com os governantes estiveram em discussão os problemas existentes na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), nos constrangimentos na prestação de cuidados de saúde primários e hospitalares e no financiamento da ULSLA.
Em concreto, os autarcas manifestaram ao ministro a sua preocupação com a falta de pessoal médico, de enfermagem, assistentes técnicos, assistentes operacionais e técnicos de áreas especializadas.
Segundo a CIMAL, como resposta às preocupações apresentadas pelos municípios Adalberto Campos Fernandes referiu que a nível hospitalar “não existem soluções de curto prazo”. No entanto, no que respeita em específico à falta de médicos, “foi garantida a elaboração de um diploma legal que permita as deslocações de jovens médicos para o interior”, ainda que a solução não passe “pelo aumento valor por hora, mas sim de acordos com misericórdias”.
O ministro comprometeu-se ainda “com a aquisição de 10 viaturas para os cinco municípios de modo a contrariar a falta de viaturas para a deslocação dos profissionais em ambulatório e consultas ao domicílio”.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde