Autarca de Alvito. “Feira dos Santos é o ‘ex-líbris’ para os alvitenses”

A Feira dos Santos e Frutos Secos regressa neste fim de semana, 29 de outubro a 01 de novembro, a Alvito e o presidente da Câmara Municipal não esconde, em entrevista ao “CA”, que este é o “evento mais importante do concelho”. Uma feira histórica e com muita história onde José Efigénio espera ver “milhares” de alvitenses e visitantes.

A Feira dos Santos e dos Frutos Secos está de regresso em 2022. Que representa isso para o concelho de Alvito?

A Feira dos Santos é o evento mais importante do concelho e é também uma das maiores e mais antigas no Alentejo. O regresso representa o regresso da tradição, o regresso de milhares de visitantes, o reencontro entre gentes. O espaço ideal para comprar e vender e para confraternizar.

Sente que a feira continua a ser um “marco” no calendário anual dos alvitenses?

Sim, sem dúvida. No calendário dos alvitenses e de todos aqueles que nos visitam todos os anos. Os alvitenses que estão fora e que estão vários meses sem vir a Alvito, regressam com toda a certeza durante os dias do certame. A feira é o ex-líbris para os alvitenses. Os alvitenses sentem obrigação de vir à feira.

“A melhor estratégia para a valorizar [Feira dos Santos e Frutos Secos] é voltar a ter o certame próximo dos alvitenses.”

Espera muitos visitantes em Alvito ao longo destes dias?

Sim, milhares! Quer pela tradicional feira e também pelo programa cultural. Hoje apresentamos uma feira moderna, mas fixa nas raízes tradicionais: agregamos num só espaço a feira do século XVI, com a venda dos frutos secos, e aliamos a modernidade com o comércio não tradicional e a animação cultural.

Sendo esta feira uma das “marcas tradicionais” de Alvito, qual a estratégia municipal para a sua valorização em termos futuros?

A feira é uma feira que, pela própria história, está valorizadíssima. Trabalharemos todos os anos para a melhorar, colmatando as falhas que em cada ano são detetadas. A melhor estratégia para a valorizar é voltar a ter o certame próximo dos alvitenses.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Aljustrel celebra Dia de Santa Bárbara

A Câmara de Aljustrel celebra nesta quarta-feira, 4, o Dia de Santa Bárbara, “padroeira” dos mineiros, assinalando igualmente o primeiro aniversário do Parque Mineiro. As

Role para cima