Autarca de Almodôvar exige vacinação “urgente” nos lares do concelho

O presidente da Câmara Municipal de Almodôvar defende que a vacinação contra a covid-19 tem de avançar “o mais rapidamente possível” nos lares do concelho, onde ainda não se registou qualquer surto.

Este concelho registava na segunda-feira, 18, um total de 112 casos activos, o que levou o autarca a reiterar em comunicado, tal como já tinha feito a passada semana através da rede social Facebook, como avançou o “CA” na altura, que a vacinação contra a covid-19 “em todos” os lares e instituições sociais (IPSS) do concelho é uma “necessidade urgente”.

“Antes que a Covid-19 assole os mais vulneráveis, é imperativo avançar já com a vacinação”, diz António Bota, citado no comunicado enviado ao “CA”.

Para que tal seja possível, a autarquia almodovarense já disponibilizou “todos os transportes municipais e toda a logística” necessária para utilização por parte das autoridades de Saúde Pública “numa eventual ação de vacinação no concelho, com prioridade nos lares e IPSS”.

O presidente da Câmara de Almodôvar defende ainda o “encerramento total das escolas do concelho”, proposta já enviada, através da Comissão Municipal de Proteção Civil, às autoridades competentes.

Segundo o comunicado da Câmara Municipal, neste momento encontram-se seis turmas “em isolamento profilático”, cinco no ensino preparatório e secundário e uma no jardim-de-infância.

Há ainda 21 professores do agrupamento de escolas, assim como 20 colaboradoras e quatro motoristas do município, igualmente “em isolamento profilático”.

“Neste contexto, não me resta outra alternativa senão solicitar este encerramento [das escolas], por 15 dias”, vinca António Bota.

Na opinião do autarca, “esta seria a melhor solução para o concelho”, que ao nível escolar tem “problemas em garantir transportes de estudantes, em higienizar regularmente os espaços, em garantir vigilância e apoio aos alunos”.

“Basicamente, em fazer funcionar os serviços e a logística educativa com as condições básicas de segurança e higiene”, conclui.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima