Cecilio Lera, autarca do município espanhol de Castroverde de Campos e reconhecido cozinheiro, participa este domingo, 15, numa acção do festival “Terras Sem Sombra”.
A iniciativa vai decorrer na Herdade das Fontes Bárbaras, no concelho de Castro Verde, onde Cecilio Lera será desafiado a confeccionar uma refeição com os produtos de excelência do Campo Branco.
Esta acção pretende, como revela a organização do festival, dar a conhecer, “de forma estratégica, o que há de melhor (e mais interessante) na região”.
“Depois do café, do azeite, do leite de burra (indispensável na indústria cosmética, sai do Alentejo, liofilizado, directamente para o Japão e a Coreia do Sul) ou do mel, chegou a vez do vinho, com realce para a perfumada casta Antão Vaz, cujas origens, ainda envoltas em mistério, andam ligadas, desde a época romana, ao Baixo Alentejo, terroir de alguns dos melhores vinhos nacionais”, acrescenta a mesma fonte.
Além de autarca em Castroverde de Campos, localidade da província de Zamora geminada com Castro Verde, Cecilio Lera é dono do restaurante “Mesón El Labrador”, considerado um dos “santuários de peregrinação” da gastronomia peninsular, como tem sido classificado pela crítica mundial da especialidade.
