Áurea e Plutónio são os “cabeça de cartaz” da edição de 2023 das Festas de Castro, que a Câmara de Castro Verde vai promover, entre os dias 28 de junho e 2 de julho, para celebrar o feriado municipal “com um programa alargado de iniciativas, em diferentes espaços”.
A iniciativa, que conta com a parceria da União de Freguesias de Castro Verde e Casével, assume-se, segundo a autarquia, “como um importante momento de atração de visitantes ao concelho e momento de encontro entre todos os castrenses”.
Os festejos arrancam na noite de 28 de junho (quarta-feira), na aldeia de Geraldos, com as Festas de São Pedro, onde iráo atuar os Zaranza, histórica banda castrense dos anos 70 e 80, e Ricardo Glória.
No dia seguinte, 29 de junho, celebra-se o feriado municipal e o Dia de Castro Verde, com as comemorações a começarem no Jardim do Padrão, com a cerimónia de entrega de medalhas de mérito a funcionários da autarquia, seguindo-se a inauguração da Zona Empresarial de Castro Verde.
Durante a tarde realiza-se o seminário de encerramento do CLDS Castro + Vivo e, à noite, o concerto de final de ano do Conservatório Regional do Baixo Alentejo no anfiteatro municipal.
As Festas de Castro propriamente ditas arrancam, a 3º de junho, no Largo da Feira, em Castro Verde, sendo que nesta primeira noite atuam o rapper Plutónio e o DJ Mikas.
Na noite seguinte, 1 de julho, será a vez de Áurea subir ao palco principal das Festas de Castro, seguindo-se DJ Pantaleão, um dos mais conhecidos DJs portugueses e que irá “passar em revista” os êxitos das décadas de 70, 80 e 90.
Paralelamente aos concertos no palco principal, as Festa de Castro contam ainda com bailes animados por Marco Filipe (30 de junho), Manel João (1 de julho) e Tiago Rodrigues (2 de julho) no Palco Arraial, e um desfile de marchas populares (no final da tarde de 2 de julho).
Além dos concertos, evento contará ainda com uma zona de bares, tasquinhas, divertimentos de feira, insufláveis para as crianças e uma feira de artesanato.