Atleta de Aljustrel brilhou no Mundial

Atleta de Aljustrel

Francisco Rocha, atleta do Núcleo de Atletismo e Recreio de Messejana (NARM), esteve em Setembro no Campeonato do Mundo de atletismo para veteranos, em Espanha, e obteve o quarto lugar nos 800 metros em Veteranos 55, estabelecendo um novo recorde nacional.
“Ficar em quarto lugar, a milésimas [de segundo] do primeiro, é sempre satisfatório e bom”, frisa o atleta de 54 anos, que ainda assim reconhece, já a frio, que o resultado alcançado até “poderia ter sido um pouco melhor em termos de classificação”. “Mas se me dissessem [à partida] que ia fazer quarto lugar e bater o recorde nacional não acreditaria muito”, acrescenta com humor ao “CA”.
Certo é que a prestação de Francisco Rocha na pista da Cidade Desportiva de Carranque, na cidade andaluza de Málaga, onde decorreram os Mundiais, superaram as expectativas iniciais. “A ambição passava por chegar à final e estar entre os 12 melhores do mundo, o que já seria bastante difícil pois fui para o Campeonato do Mundo com a 34ª marca”, nota o atleta. “A ambição era mesmo chegar à final, mas depois de lá estar soube a pouco”, reforça.
Ainda assim, Francisco Rocha reconhece que os dias de competição acabaram por lhe correr de feição, não esquecendo o ambiente “espectacular” vivido em Espanha. “De dia para dia, de eliminatória para eliminatória, o ambiente foi crescendo de emoção”, conta.
A seu lado em Espanha Francisco Rocha teve sempre o treinador (e presidente do NARM) Luciano Conceição, a quem presta homenagem. “Quero deixar uma palavra de agradecimento por todo o esforço e dedicação dele e do clube por esta minha participação no Mundial e também por aquilo que fazem em prol da modalidade”, diz.
Cumprida a participação no Mundial, Francisco Rocha aligeirou os treinos, até porque, justifica, a prova de 800 metros “é muito violenta” no plano físico. Mas não tardará a regressar em força ao “trabalho”, visando novos objectivos para a temporada de 2018-2019.
“Quero ir mais longe na modalidade”, assume o atleta do NARM, que traça como metas para esta temporada a conquista de títulos nacionais e o apuramento para o Campeonato do Mundo de pista coberta, que vai decorrer em Março de 2019 na Polónia.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima