Associações juvenis definem estratégia até 2020 em Évora

Associações juvenis definem

A estratégia para a juventude até 2020 vai ser definida num encontro que se realiza este fim-de-semana, em Évora, com a participação de cerca de 850 dirigentes de 200 associações juvenis do país.
O 13º Encontro Nacional das Associações Juvenis (ENAJ), promovido pela federação nacional, será precedido, esta sexta-feira, 3, pelo Fórum Ibérico "Europa 2020 – Uma nova geração de políticas de juventude" e vai decorrer, no fim-de-semana, na Arena d’Évora.
"Vamos debater uma nova estratégia com dirigentes de todo o país para estabelecer prioridades, metas e desafios para o período do novo programa comunitário", adianta à Agência Lusa o secretário-geral da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), José Vaz.
Realçando que a discussão da "Estratégia Juventude 2020" abrange temas como o emprego, educação, participação e associativismo, cooperação e projectos europeus, o responsável referiu que o debate vai contar com vários oradores que vão "ajudar a reflectir".
Além disso, adianta que vão ser formados grupos de trabalho para "discutir temas no âmbito das políticas autárquicas de juventude, das prioridades para a acção governativa na área da juventude e da cooperação ibérica".
"Estamos a iniciar o novo quadro comunitário ‘Portugal 2020’ que trazemos para a área da juventude e que lhe chamámos ‘Juventude 2020’ para desafiar as associações a aproveitar este quadro na construção de uma nova geração de políticas de juventude", assinala.
O secretário-geral da FNAJ indica que uma das prioridades passa pelo aprofundamento de um plano de cooperação transfronteiriço, envolvendo as organizações e governantes da área da juventude de Espanha e Portugal.
Nesse sentido, José Vaz destaca a realização, na sexta-feira, a anteceder o ENAJ, do Fórum Ibérico de Juventude, que reúne responsáveis dos dois lados da fronteira.
A iniciativa, segundo o responsável, visa "estabelecer uma parceria com as associações de jovens de Espanha para uma futura partilha de boas práticas e intercâmbios no âmbito de projectos de candidaturas ao Erasmus+".
A sessão de abertura do 13º ENAJ está marcada para sábado, 4, às 12h00, devendo ser presidida pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.
Está também prevista a assinatura de um protocolo para estágios profissionais nas associações juvenis.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima