Associações da freguesia de São Teotónio ganham novas instalações

A Junta de São Teotónio, no concelho de Odemira, acaba de criar o Centro de Associações Locais de São Teotónio (CALST), que visa dar uma resposta às coletividades da freguesia que não dispõem de uma sede social ou de um local físico próprio.
Segundo adianta ao “CA” o presidente da Junta de Freguesia, Dário Guerreiro, o CALST está instalado num edifício no centro da vila, “recentemente reabilitado e onde já funcionam valências como a Casa das Coisas, o Espaço ST e o Centro de Apoio ao Migrante”.
É neste espaço que vão ficar instaladas a São Teotónio Nã Drome – Associação das Tradições Locais, a ADMIRA – Associação para o Desenvolvimento da Região do Mira, o Núcleo de São Teotónio da Liga dos Combatentes, a Cautchú – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Desporto, o CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Odemira e o Projeto ST (ambos dinamizados pela cooperativa TAIPA).
Dário Guerreiro explica que o CALST surge pelo facto da Junta de São Teotónio estar ciente “da importância que as associações locais desempenham nas comunidades, especialmente em territórios de baixa densidade”, e das “dificuldades inerentes às suas atividades”.
“Conhecedores das suas necessidades, decidimos avançar com este projeto, que visa dar resposta àquelas que não dispõem de sede ou de local físico, proporcionando-lhes condições para desenvolver as suas atividades e, sobretudo ao nível de gestão interna, reunir ou trabalhar”, justifica o eleito socialista.
Dário Guerreiro diz ainda esperar que o CALST seja “importante” nesta “altura de grandes dificuldades, em especial para o movimento associativo que sobrevive muito do voluntariado”.
“A Junta de Freguesia cria assim uma resposta e dá um sinal de confiança para o futuro, pois queremos capacitar e apoiar o associativismo de modo que possam continuar a desenvolver o seu trabalho tão importante e necessário”, conclui o autarca.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima