Associação Dobadoira retomou actividade

Associação Dobadoira

Uma dúzia de anos depois de ter suspendido a actividade, “A Dobadoira”, uma associação de artesãos do Monte dos Viseus, no concelho de Castro Verde, regressou ao “activo”.
Com sede no actual Centro Comunitário dos Viseus, a associação conta já com 40 associadas, sendo que seis das novas inscrições “são de jovens dos Viseus, filhas das sócias-fundadoras”, revela a presidente Maria José Silva.
A mesma responsável acrescenta que, de momento, os membros da associação estão a trabalhar para a Feira de Artesanato, que se vai realizar no domingo, 2 de Dezembro, em Santa Bárbara dos Padrões, “no âmbito do Dia da Padroeira”.
Tecelagem, crochet (em lã e em linha) e bordados são alguns dos trabalhos que o grupo de mulheres visa desenvolver, mantendo assim os objectivos iniciais da associação no que respeita à salvaguarda e ensino das diferentes técnicas artesanais.
“Em termos de actividade gostaríamos de ter a funcionar um atelier de tecelagem, ainda que fosse a tempo parcial. Historicamente, a freguesia de Santa Bárbara dos Padrões tem uma grande ligação a esta arte pelo que seria muito importante apostar na sua valorização”, afirma Maria José Silva.
A sede d’“A Dobadoira” está de momento a ser alvo de pequenas obras de recuperação e vai contemplar um espaço onde as crianças possam pintar, ler, aprender a bordar ou a tecer no pequeno tear disponível, “enquanto as mães realizam os seus trabalhos”, adianta a presidente da associação.
Fundada em 1998, “A Dobadoira” conta com os apoios da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Padrões e da Câmara de Castro Verde.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima